domingo, 16 de dezembro de 2007

Chuva de estrelas cadentes!



Quem mora em lugar com noite escura e teve céu limpo deve ter visto no céu muitas estrelas cadentes nestes últimos dias. Então deixa eu explicar o que são estrelas cadentes e como sabemos prever que haverá estrelas cadentes. Na verdade estrela cadente é um nome popular, o que vemos riscar o céu escuro, com uma cauda brilhante, não é uma estrela, mas sim um meteoro. Um pedregulho que se queima ao entrar na atmosfera devido à alta velocidade e o atrito com atmosfera. Os pedregulhos geralmente são pequenos, do tamanho de um grão de arroz, e a maioria se desintegra durante a passagem pela atmosfera. Os que chegam ao solo terrestre são os chamados meteoritos e não passam de pedrinhas pesando apenas algumas gramas. Mas existem também os meteoritos grandes que já fizeram estrago no solo terrestre, como o meteorito que fez a cratera de Barringer no Arizona da foto acima que tirei ao sobrevoar o deserto americano.

Mas como sabíamos que ontem teríamos uma chuva de meteoros? Bem, é que há uns 150 anos uma chuva de meteoros se repete nesta época. Então os astrônomos estudaram a região por onde a Terra passa nesta época do ano e concluíram que os pedregulhos são restos de um cometa fóssil, o 3200 Phaethon. Um cometa que já não não tem mais cauda mas que quando tinha deixava um monte de pedregulho pela órbita dele. Estes detritos continuam orbitando o Sol e cada vez que a Terra cruza a órbita deste cometa fóssil, os detritos entram pela atmosfera terrestre. Como são muitos na mesma noite (dezenas por hora)chamamos o fenômeno de chuva de meteoros. Esta chuva de meteoros é chamada Geminídeas porque está na direção da constelação de Gêmeos. Aqui choveu água mesmo, não vi nada.

A cratera de Barringer tem 1600 metros de diâmetro e 174 metros de profundidade e se formou há 50 mil anos atrás do impacto de um meteorito de uns 45 metros de diâmetro e umas 300 toneladas. As chuvas de meteoros não têm objetos deste tamanho, ainda bem ou seria uma tragédia atrás da outra.


* http://super.abril.com.br/blogs/mulherestrelas/ *

Nenhum comentário: